Portal do Professor

Ao ministrar a disciplina de controladoria, algo me inquietava: como possibilitar aos alunos a compreensão adequada da integração dos conteúdos já estudados, como contabilidade, custos, orçamento, sistemas de informações gerenciais, dentre outros,

Metodologia no ensino da controladoria

Ao ministrar a disciplina de controladoria, algo me inquietava: como possibilitar aos alunos a compreensão adequada da integração dos conteúdos já estudados, como contabilidade, custos, orçamento, sistemas de informações gerenciais, dentre outros, reunindo e aplicando-os no estudo da controladoria?


Por experiência sei o profissional da área deve ver a organização em seu escopo maior, num entendimento mais amplo do negócio, dominando, claro, seus conceitos e, importante! compreendendo e analisando o ambiente, a cultura organizacional, a gestão e suas várias configurações, as teorias de mensuração, informação e decisão. Óbvio que o profissional dessa área deve conhecer custos, contabilidade, orçamento, etc; mas esses conteúdos já foram estudados em outras disciplinas. Agora precisa provocar o aluno a integrá-los.


Mas como proporcionar a simulação, em sala de aula, do comportamento de variáveis que compõem a estrutura das organizações? Pensei! O aluno deve primeiramente analisar uma organização para efeitos de implantação de uma área de controladoria. Diante disso, propus um trabalho em três etapas:

1ª etapa – Escolhe-se a empresa. Descreve-se o caso. Nesta etapa, a equipe enquadra uma empresa real (descrita por um componente da equipe) nos conceitos expostos e estudados em sala e em outras disciplinas.
A Missão da empresa; a gestão e os vários modelos que lhe caracterizam (gestão, informação, mensuração e decisão); o fluxo das informações; a divisionalização existente (centros de custo, resultado, investimentos, UEN); relatórios gerenciais e outros.

2ª Etapa – Análise crítica: a equipe faz considerações acerca da situação relatada e propõem alternativas de soluções para possíveis incongruências entre os modelos estudados (conceitos) e a situação contemplada na análise (realidade).

3ª Etapa – A conclusão: como a organização deve ser estruturada para fazer um uso efetivo da Controladoria?
O que percebi é que o desenvolvimento da disciplina ficou mais dinâmico. O aluno não apenas apreendeu a teoria, mas também se envolveu com um caso prático que trouxe mais motivação e, por conseguinte, um acréscimo maior ao seu conhecimento.

Sugestão de Literatura

Contabilidade para Entidades Sem Fins Lucrativos

Esta obra foi criada especialmente para o contador que deseja trabalhar com entidades do terceiro setor. Com o intuito de capacitar esse profissional, os autores trazem casos práticos e modelos de transações, além de apresentarem a base conceitual e l

Mais informações...

2025 | CRCPR | Conselho Regional de Contabilidade do Paraná




>>> webmaster