Portal do Professor

Ao ministrar a disciplina de controladoria, algo me inquietava: como possibilitar aos alunos a compreensão adequada da integração dos conteúdos já estudados, como contabilidade, custos, orçamento, sistemas de informações gerenciais, dentre outros,

Metodologia no ensino da controladoria

Ao ministrar a disciplina de controladoria, algo me inquietava: como possibilitar aos alunos a compreensão adequada da integração dos conteúdos já estudados, como contabilidade, custos, orçamento, sistemas de informações gerenciais, dentre outros, reunindo e aplicando-os no estudo da controladoria?


Por experiência sei o profissional da área deve ver a organização em seu escopo maior, num entendimento mais amplo do negócio, dominando, claro, seus conceitos e, importante! compreendendo e analisando o ambiente, a cultura organizacional, a gestão e suas várias configurações, as teorias de mensuração, informação e decisão. Óbvio que o profissional dessa área deve conhecer custos, contabilidade, orçamento, etc; mas esses conteúdos já foram estudados em outras disciplinas. Agora precisa provocar o aluno a integrá-los.


Mas como proporcionar a simulação, em sala de aula, do comportamento de variáveis que compõem a estrutura das organizações? Pensei! O aluno deve primeiramente analisar uma organização para efeitos de implantação de uma área de controladoria. Diante disso, propus um trabalho em três etapas:

1ª etapa – Escolhe-se a empresa. Descreve-se o caso. Nesta etapa, a equipe enquadra uma empresa real (descrita por um componente da equipe) nos conceitos expostos e estudados em sala e em outras disciplinas.
A Missão da empresa; a gestão e os vários modelos que lhe caracterizam (gestão, informação, mensuração e decisão); o fluxo das informações; a divisionalização existente (centros de custo, resultado, investimentos, UEN); relatórios gerenciais e outros.

2ª Etapa – Análise crítica: a equipe faz considerações acerca da situação relatada e propõem alternativas de soluções para possíveis incongruências entre os modelos estudados (conceitos) e a situação contemplada na análise (realidade).

3ª Etapa – A conclusão: como a organização deve ser estruturada para fazer um uso efetivo da Controladoria?
O que percebi é que o desenvolvimento da disciplina ficou mais dinâmico. O aluno não apenas apreendeu a teoria, mas também se envolveu com um caso prático que trouxe mais motivação e, por conseguinte, um acréscimo maior ao seu conhecimento.

Sugestão de Literatura

Planejamento Tributário - Coleção Prática Contábil - Fusão, Cisão e Incorporação - 8ª Edição - Revista e Atualizada - 2014

Esta obra trata das formas de reorganização societária como forma de planejamento tributário. Reestrutura-se uma empresa em virtude da conjuntura econômica, para proteção do patrimônio da empresa e de seus sócios, a fim de minimizar a carga tribu

Mais informações...

2024 | CRCPR | Conselho Regional de Contabilidade do Paraná




>>> webmaster