Menu

CRCPR na Rede

Ano da Contabilidade no Brasil será lembrado, dia 27, às 14h30, na Assembleia Legislativa do PR

Essa notícia foi migrada do sistema antigo de notícias do CRCPR


23/05/2013   |   Adriana Iaizzo Magalhães   |   423

Ano da Contabilidade no Brasil será lembrado, dia 27, às 14h30, na Assembleia Legislativa do PR

Importantes temas relacionados à profissão contábil serão sublinhados na sessão do dia 27 de maio, próxima segunda-feira, às 14h30, na Assembleia Legislativa do Paraná, por iniciativa do deputado estadual Douglas Fabrício. Na ocasião, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, vai falar sobre a campanha 2013 – Ano da Contabilidade no Brasil e os 67 anos do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Os profissionais estão convidados a participar.

Em expediente semelhante, encaminhado pelo vereador Hélio Wirbiski, a presidente do CRCPR esteve na Câmara Municipal de Curitiba recentemente, quando, entre outras questões, demonstrou porque a classe contábil brasileira está considerando o ano de 2013 o Ano da Contabilidade. Lançada pelo Conselho Federal de Contabilidade, com apoio dos CRCs e demais entidades da classe, a campanha procura sublinhar o papel da profissão contábil no país.

A contabilidade tem sido utilizada, em todo o mundo, desde os tempos antigos e se consolidou como uma das atividades sociais mais importantes nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, está entre as três profissões mais concorridas e bem remuneradas do mercado, como mostra estudo publicado pela revista Forbes.

No caso do Brasil, onde mais de 400 mil profissionais respondem pelas informações econômicas, financeiras e patrimoniais de milhões de empresas e milhares de órgãos públicos, só recentemente a atividade vem sendo considerada uma ferramenta fundamental ao planejamento das empresas e à evidenciação e transparência das contas públicas – processo iniciado décadas atrás com a estruturação e atuação do sistema formado pelo Conselho Federal de Contabilidade-CRCs, expansão dos cursos de graduação e pós-graduação em ciências contábeis, e agora com a convergência das normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional. A Lei 11.638/07, que instaurou o regime de convergência, é um marco. A contabilidade praticada no Brasil passou a falar a mesma língua internacional. Todas as empresas são obrigadas a seguir o novo conceito focado na essência e não na forma.