O evento visa trazer a estudantes e Profissionais Contábeis palestras nas mais diversas áreas de atuação contábil, abordando perspectivas do futuro dessa profissão.
Modalidade:
Presencial
DATA / HORA
De 08/11/2022 a 09/11/2022
Horário: ver programa abaixo
Carga Horária: 06:00 horas
LOCAL
Auditório Sede do CRC PR em Curitiba e TV CRCPR
CURITIBA / PR
OBJETIVO
Apresentar a Coordenadores, Professores e demais profissionais da Ciencia Contábil perspectivas e metodologias de ensino aplicáveis ao ensino de Ciências Contábeis.
PROGRAMA
"Dia 08-11
18:30 - 19:00 Credenciamento
19:00 - 19:30 - 00:30 - Abertura
19:30 - 20:15 - 00:45 - Uma Carta aberta aos estudantes
20:15 - 21:00 - 00:45 - Governança, Riscos e Compliance
21:00 - 21:45 - 00:45 - Ética Contábil
Dia 09-11
19:00 - 19:50 - 00:50 - Empreendedorismo Contábil - Um bate papo com Empresárias de sucesso
19:50 - 20:40 - 00:50 - Palestra
20:40 - 21:30 - 00:50 - Um panorama das normas contábeis no Brasil desde a adoção das normas internacionais
21:30 - 21:45 - 00:15 - Encerramento
PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes da área de Ciências Contábeis.
INSTRUTORES
Laudelino Jochem
Contador, especialista em Contabilidade e Finanças pela UFPR, em Gestão Tributária pela PUCPR e com aperfeiçoamento em Contabilidade Internacional – Adequação Brasileira às Normas IFRS – também pela UFPR. Coordenador Geral da AIC – Consultoria Empresarial, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/PR, consultor de qualidade para prestadoras de serviços contábeis e professor universitário. Foi vencedor do III e do IV Concurso Prêmio Professor “Orivaldo João Busarello” (2008 e 2010), promovido pelo CRC/PR e pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná, e eleito Contabilista do Ano em 2010 pela Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná. Em 2012, recebeu “Menção Honrosa” da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná pelos relevantes serviços prestados à classe contábil. Palestrante do CFC, ABRACICON, FENACON, UNIFENACON, SESCAP-PR, SESCON-RJ, SESCON-SC, CRCPR, CRCRJ, CRCSC, OCEPAR, SESCOOP e diversas entidades contábeis e empresas de grande porte em todo o Brasil. Autor dos livros: Pequenas Empresas, Grandes Desafios (2008), Gestão Estratégica de Empresas (2009), Contabilidade: Uma Análise Crítica da Evolução Histórica (2ª ed., 2009), Cooperativismo: Uma Abordagem Histórico-Filosófica (2010), Finanças Pessoais: Como Administrar seu Dinheiro (2011), Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (2011), A Gestão do Escritório Contábil do Século XXI (2012), As Normas Internacionais de Contabilidade (2013), A Lógica dos Tributos (2013), O Segredo dos Vencedores (2014), IFRS: Aspectos Contábeis e Tributários (2016) e Ética e Compliance: Paradigmas e Desafios dos Profissionais da Contabilidade (2017).
Elizangela de Paula Kuhn
Contadora, advogada e empresária contábil, atual presidente do Grupo GBrasil (2024–2026), maior grupo de empresas contábeis do país, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação, em 1996. CEO da De Paula Contadores, empresa familiar fundada em 1970, onde representa a segunda geração no comando, com a terceira já em atuação. A empresa se destaca pela excelência em gestão, certificação ISO 9001 desde 2004, planejamento estratégico há mais de 18 anos e índice de automação de 95%, contando com mais de 115 colaboradores. Especialista em sucessão empresarial, gestão, contabilidade, Recursos Humanos e Direito do Trabalho, realiza consultoria, assessoria e mentoria voltadas à manutenção e crescimento de negócios. Possui formação no Programa Internacional de Capacitação de Liderança – American University (Washington, EUA) e especialização em Dinâmicas de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo.
Tem uma atuação expressiva em entidades empresariais e contábeis, sendo presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) na gestão 2010–2011, tornando-se a primeira e única mulher a ocupar o cargo em 70 anos da entidade. No Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), atuou como vice-presidente e conselheira, ocupando diferentes funções entre 2003 e 2019, incluindo Desenvolvimento Profissional e Fiscalização, Ética e Disciplina. Presidiu a Assembleia de Instalação do Observatório Social de Foz do Iguaçu e foi vice-presidente da CACIOPAR (2013–2015) e da FACIAP na área de Turismo (2011–2012). Atualmente, preside e coordena o Grupo de Trabalho de Simplificação e Desburocratização do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa de Foz do Iguaçu, onde participa desde a fundação.
Recebeu diversos reconhecimentos ao longo da carreira, incluindo o prêmio de Contabilista do Ano no Paraná (2012), eleita pelos profissionais da contabilidade do estado, e foi finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (2012) na categoria negócios coletivos. Em 2016, recebeu o Prêmio Mulher Empreendedora da Fecomércio, indicada pela Câmara da Mulher Empreendedora de Foz do Iguaçu. Com experiência internacional, participou de missões empresariais na Espanha, Itália, Alemanha e Colômbia. Também atuou como professora universitária no curso de Ciências Contábeis.
Daniel de Jesus Pereira
Professor e Pesquisador IFAL (Instituto Federal de Alagoas), Doutor em Contabilidade, Coordenador da Comissão de Diversidade e Inclusão (CRC-BA), Membro Comissão de Diversidade e Inclusão CFC, Membro Comissão de Contabilidade Aplicado ao Setor Público. Cofundado do Colid (Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade), Coordenador da Área de Diversidade 2025 Congresso USP). Interesses de pesquisa em Contabilidade e Gestão Pública e Diversidade e Inclusão nas Organizações Contábeis.
Iago França Lopes
Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2021). Mestre em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2017). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2014). Técnico em Administração pela Escola Técnica Estadual Agr Narciso de Medeiros (ETEC - 2010). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFRJ. Atuou como Professor Doutor no Mestrado Profissional na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI - 2022). Atuou na Pós-Graduação Stricto Sensu da FIPECAFI com as disciplinas de com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da dissertação. Atuou como Professor Colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atuou como Bolsista de Captação de Recursos para Inovação no Habitat SENAI PR. Atuou como Professor Colaborador do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Co-fundador e Membro do Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade (COLID). Coordenador da Comissão de Diversidade do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC PR). Editor de Revistas Científicas. Editor da Newsletter da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - ANPCONT. Vice-Diretor de Desenvolvimento Profissional do Instituto de Contadores do Brasil (ICBR). CFO da PEEPHOLE SMARTCITY LTDA. Premiado Nacional e Internacionalmente pelas pesquisas que desenvolve. Possui experiência internacional de pesquisa. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando com os temas: Carreira, Orientação Profissional, Educação Contábil, Modernidade Líquida, Teoria Ator-Rede, Startups, Incubadoras de Empresas, Inovação, Contabilidade Gerencial, Sistema de Controle Gerencial, Incentivos Fiscais, Fomento Público e Privado para Inovação, Empreendedorismo e Captação de Recurso.
Guillermo Braunbeck
Professor-Doutor da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade (FEA/USP). Professor convidado da Fundação
Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Membro Votante e ViceCoordenador Técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis
(CPC). Diretor Financeiro da Fundação de Apoio ao Comitê de
Pronunciamentos Contábeis (FACPC). Membro Titular do Conselho
Fiscal e Comitê de Auditoria de diversas companhias abertas e
fechadas. Economista graduado pela Unicamp, Contador graduado
pela Faculdade Fipecafi e Doutor em Contabilidade pela USP.
Atuou no segmento de auditoria independente, consultoria em processos de fusões e
aquisições, auditoria interna e gerência de riscos. Foi Controlador Adjunto da
Universidade de São Paulo. Ocupou de 2011 a 2014 o cargo de gerente de projetos no
International Accounting Standards Board (IASB), órgão emissor nas Normas
Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) situado em Londres, onde liderou
projetos com o propósito de promover a aplicação coerente das IFRS no mundo.
ELISEU MARTINS
Professor Emérito das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da USP em São Paulo e da USP em Ribeirão Preto. Bacharel, Doutor e Livre-Docente pela FEA/USP; possui diversos cursos de Pós-Graduação nos EEUU e na França. É consultor, palestrante e parecerista da área contábil; Reitor do Centro Regional de Espírito Santo do Pinhal - Unipinhal; Membro de Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal de empresas privadas e estatais e de entidades sem fins lucrativos; Membro de Conselhos Editoriais de diversas Revistas Técnicas; Autor e co-autor de diversos livros, teses e centenas de artigos. Ex-Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Ex-Diretor Pró-Tempore da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP; Foi Coordenador do Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; Ex-Diretor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM (período de Outubro de 2008 a Dezembro de 2009 e de 1985 a 1988); Ex-Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil; Foi representante do Brasil junto a ONU para assuntos de Contabilidade e Divulgação de Informações; Ex-Diretor do IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores - SP; Ex-Diretor da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, entre outras funções já realizadas.
Eloir Joakinson Júnior
Experiência em atividades relacionadas a: auditoria externa, auditoria interna, gestão, gerenciamento de riscos e projetos corporativos, governança, finanças, comitês consultivos, conselho de administração, conselho fiscal e comitê de auditoria em Companhias de variados portes. Atualmente é Presidente da UEG Araucária S.A., Conselheiro de Administração de várias empresas no segmento de Geração e Transmissão de Energia e conselheiro consultivo de Startup, bem como professor de cursos de MBA, palestrante e um dos autores do livro - Governança, Riscos e Compliance - temas contemporâneos: aspectos teóricos e práticos.
Mestrado em Governança Corporativa e Sustentabilidade – ISAE; Pós-graduação e/ou MBA: Controladoria e Finanças - UFPR; Gestão Estratégica de Empresas – FGV; Gestão Empresarial - EBS Business School; Finanças - IBMEC; Neurociência e Comportamento Humano - PUC-RS; Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Extensões em: Fraudes Corporativas - Universidade Presbiteriana Mackenzie SP; Extensão em Direito da Energia Elétrica pela Universidade Campos Mendes RJ; Liderança Transformadora, Formação de Conselheiros de Administração e Fiscais pela Fundação Dom Cabral; Liderança de alto desempenho pela Vanto Group Management Consulting; e Gestão avançada para executivos Amana-Key; Practitioner em Programação Neurolinguística (SBPNL); Finanças e Valuation pelo INSPER. Certificações Internacionais e Nacionais em: Internal Auditor (CIA); Control Self-Assessment (CCSA); Risk Management Assurance (CRMA); CPA20 ANBIMA; Conselheiro de Administração Experiente (IBGC); Conselheiro Fiscal (IBGC). Associações: Project Management Institute - PMI; CRC-PR; IBGC; e IIA Global.
Daniella Novak
Graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Contabilidade Financeira ambos pela Universidade Federal do Paraná. Sócia e gestora operacional da empresa Novak Contabilidade. Fundadora do CONFI – Gestão de Tarefas para Escritórios de Contabilidade, Perita Contábil e Membro da Comissão de Peritos do CRCPR.
CONTATO
profissional@crcpr.org.br
FORMA DE INVESTIMENTO
01 brinquedo NOVO
QUEM PODE SE INSCREVER
OUTRAS INFORMAÇÕES
EVENTO PONTUADO EPC 6 PONTIOS
Entrada do estacionamento pela Rua Rodrigo Otávio.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
REALIZAÇÃO
