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O evento visa debater temas de relevo para os profissionais da Contabilidade nas três áreas de concentração da Comissão, trazendo atualidades e assuntos de importância para a classe e seu papel na sociedade.
Modalidade: Online

DATA / HORA

De 19/09/2022 a 23/09/2022
Horário: ver programa abaixo
Carga Horária: 10:00 horas

PONTUAÇÃO (EPC)

10 pontos

LOCAL

TV CRCPR (YouTube)
CURITIBA / PR

OBJETIVO

Debater temas de relevo para os profissionais da contabilidade, trazendo atualidades e assuntos de importância para a classe contábil e seu papel na sociedade

CONTEÚDO

Realizada diariamente na semana de 19 a 23 de setembro, essa série de palestras terá carga horária total de 10 horas e contará com palestras ministradas por profissionais reconhecidos por sua atuação e conhecimento nos campos de fiscalização e tributação da contabilidade.
Dentre os assuntos abordados ao longo da semana, serão abordados temas como Projeto TAX, Malhas Fiscais, a criação do ISSB, Educação Fiscal, compliance, ética, e tratamento de dados fiscais.

PROGRAMA

Segunda-Feira (19/09)
14h - SOLENIDADE DE ABERTURA

Laudelino Jochem - Presidente do CRCPR
João Eloi Olenike - Coordenador da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR
Welington Luiz Paulo Representante da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR

14h30 - PROJETO TAX E SEUS AMIGOS

PALESTRANTE
- Maria Claudia Hoepers - Contadora, especialista em Auditoria e Perícia pela Univali; Mestranda em Economia e Finanças pela FGV EESP

MODERADOR
- José Julberto Meira Junior - Membro da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR

Terça-Feira (20/09)
14h - MALHAS FISCAIS NO ÂMBITO MUNICIPAL

PALESTRANTES
- Lucas de Oliveira Morais – Auditor Fiscal de Tributos e Professor de Direito Tributário
- Willian Batista de Oliveira - Auditor Municipal de Curitiba

MODERADORA
- Angelita Roza - Membro da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR


Quarta-Feira (21/09)
14h - DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS CONTADORES COM A CRIAÇÃO DO ISSB - CONSELHO INTERNACIONAL DE PADRÕES DE SUSTENTABILIDADE

PALESTRANTES
- Eduardo Flores - Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e membro do Advisory Council of IFRS Fundation
- Luisa Cristina Tischer Nastari - Superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel

MODERADOR
- Ronaldo Bosco Soares - Membro da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR


Quinta-Feira (22/09)
14h - A EDUCAÇÃO FISCAL E O CONTROLE SOCIAL

PALESTRANTES
- Nilce Costa de Oliveira Nascentes - Coordenadora de Educação Fiscal da Escola Fazendária do Paraná
- Cristiane Mari Tomiazzi - Presidente do Observatório Social de Maringá (Gestão 2020/2020)
- Marcia Clotilde Facci Capelette - Mestre em Políticas Públicas pela UEM

MODERADOR
- Dermival Oliveira Alves - Membro da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR Youtube


Sexta-Feira (23/09)
14h - COMPLIANCE, ÉTICA E AUDITORIA

PALESTRANTES
- Everson Breda Carlin - Vice-Presidente do CRCPR

MODERADOR
- João Eloi Olenike - Coordenador da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR

15h - TRATAMENTO DE DADOS FISCAIS COMO INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO

PALESTRANTES
- Gilberto Luiz Do Amaral - Professor de Pós-Graduação em Direito e Coordenador de estudos do IBPT

MODERADOR
- João Eloi Olenike - Coordenador da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR
- Luiz Carlos Souza - Professor de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná, consultor e perito judicial


PÚBLICO ALVO

Contadores
Funcionários de escritórios de Contabilidade
Estudantes e Professores de Ciências Contábeis.

INSTRUTORES

Laudelino Jochem

Contador, Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão Tributária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aperfeiçoamento em Contabilidade Internacional – Adequação Brasileira às Normas IFRS pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Coordenador Geral da AIC – Consultoria Empresarial (www.aicconsultoria.com.br), Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/PR, Consultor de Qualidade para Prestadoras de Serviços Contábeis, Professor Universitário, Vencedor do III e do IV Concurso Prêmio Professor “Orivaldo João Busarello”, categoria Profissionais-Professores de Contabilidade nos anos de 2008 e 2010 promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, (CRC/PR) e Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Vencedor do Título de Contabilista do ano de 2010, promovido pela Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná e em 2012 foi homenageado durante o Grande Expediente na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, recebendo a “Menção Honrosa” pelos relevantes trabalhos prestados a classe contábil do Estado do Paraná. Palestrante do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, ABRACICON, FENACON, UNIFENACON, SESCAP-PR, SESCON-RJ, SESCON-SC, CRCPR, CRCRJ, CRCSC, OCEPAR, SESCOOP e dezenas de entidades da classe contábil no Brasil e empresas de grande porte. Autor dos seguintes Livros: PEQUENAS EMPRESAS GRANDES DESAFIOS. Editora: FOCO EDITORIAL. ISBN: 978-85-99182-05-5. Edição: 1. Ano: 2008. GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS: a importância do planejamento estratégico e da controladoria. Editora: FOCO EDITORIAL. ISBN: 978-85-99182-08-6. Edição: 1. Ano: 2009. CONTABILIDADE: uma análise crítica da evolução histórica – 2ª Ed. Editora: JURUÁ. ISBN: 8536224762. Ano: 2009. COOPERATIVISMO: uma abordagem histórico-filosófica. Editora: FOCO EDITORIAL. ISBN: 978-85-99182-12-3. Edição: 1. Ano: 2010. FINANÇAS PESSOAIS: como administrar seu dinheiro. Editora: FOCO EDITORIAL. ISBN: 978-85-99182-13-6. Edição: 1. Ano: 2011. CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: de acordo com as normas internacionais (IFRS) e do CPC. Editora: FOCO EDITORIAL. ISBN: 978-85-99182-13-0. Edição: 1. Ano: 2011. A GESTÃO DO ESCRITÓRIO CONTÁBIL DO SÉCULO XXI: transformando desafios em oportunidades de negócios. Editora: Foco Editorial. ISBN: 978-8599182-13-0. Edição: 1. Ano: 2012. AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: aplicável a Microempresas de Pequeno Porte, Entidades sem Finalidade de Lucros e Pequenas e Médias Empresas. Editora: Foco Editorial. ISBN: 978-85-99182-16-1. Edição: 1. Ano: 2013. A LÓGICA DOS TRIBUTOS: fundamentos históricos e filosóficos. Editora: FOCO EDITORIAL. ISBN: 978-85-99182-185. Edição: 1. Ano: 2013. O SEGREDO DOS VENCEDORES: afinal, o que é vencer na vida? Editora: Foco Editorial. ISBN: 978.85.99182-20-8. Edição: 1. ANO 2014. IFRS: Aspectos Contábeis e Tributários. Adequado a Lei nº 12.973/2014. Editora: Foco Editorial. ISBN: 978-85-99182-23-9. Edição: 1. Ano: 2016. ÉTICA E COMPLIANCE: paradigmas e desafios dos Profissionais da Contabilidade. Editora: Editora Conhecimento. ISBN: 978.85-93966-00-2. Edição: 1. Ano: 2017.





João Eloi Olenike

Contador, bacharel em Direito, auditor, perito judicial, professor de pós-graduação em Gestão Tributária e Perícia Judicial. Professor em cursos de ensino à distância, coordenador da Comissão de Tributação do CRC PR; palestrante em eventos, Presidente Executivo do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário e sócio da empresa EXPERT JA – Consultoria e Planejamento Tributário e Membro da Academia Paranaense de Ciências Contábeis





MARIA CLAUDIA HOEPERS

Contadora com 20 anos de experiência, especialista em Auditoria e Perícia pela Univali; Mestranda em Economia e Finanças pela FGV EESP. Apaixonada pela educação, estudante de escola pública, começou a fazer diversos cursos aos 12 anos e não parou mais. Estudou em algumas das mais importantes universidades do mundo, entre elas, Harvard. Iniciou sua jornada profissional aos 14 anos e aos 22 se tornou empresária e professora universitária. Lecionou em cursos de graduação e pós graduação por 10 anos. Fundadora e CEO da Euro Contabilidade; Cofundadora e CFO da Abiva (um think tank); É também uma idealista social, criadora do projeto de educação fiscal para crianças “Tax e Seus Amigos”.





Lucas de Oliveira Morais

Auditor Fiscal de Tributos, Atual Secretário Executivo de Finanças do Município de Goiânia/GO. Professor de Direito Tributário e Processo Tributário na Graduação do Curso de Direito e Contabilidade. Professor de Malhas Fiscais e Inovações Tributárias em diversos cursos de MBA e Pós-Graduações do país.





Willian Batista de Oliveira

Auditor Fiscal de Tributos Municipais na Prefeitura Municipal de Curitiba. Gerente de Fiscalização do Departamento de Rendas Mobiliárias (ISS). Membro do Conselho Municipal de Contribuintes. Suplente na Câmara Técnica Permanente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais - ABRASF. Mestre em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Mestre em Administração Autárquica pelo Instituto Politécnico de Bragança - IPB, Portugal. Pós graduado em Administração Pública (Unicesumar); Auditoria e Controladoria (Unicesumar); Liderança e Gestão Corporativa (Fabapar). Extensão em Direito Tributário (ABDConst). Extensão em Incidência e Crédito Tributário (IBET). Bacharel em Direito (PUC/PR). Tecnólogo em Gestão Pública (Unicentro/PR). Professor de Impostos Municipais na Especialização da Universidade Estadual do Norte Pioneiro - UENP/PR (2020). Instrutor da Escola Fazendária da Associação Baiana de Auditores Fiscais Municipais - ABAM (2020). Instrutor no Curso de Formação dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais de Curitiba (2021). Professor de Direito Tributário na graduação em Direito da Faculdade de Ensino Superior do Paraná - FESP/PR (2022). Membro do Instituto de Direito Tributário do Paraná - IDT/PR.





Eduardo Flores

Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP. Membro do Advisory Council of IFRS Foundation. Board-member of the International Integrated Reporting Council. Membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Pós-Doutor em Contabilidade pela FEA-USP. Pós-Doutor em Finanças EAESP-FGV. Doutor, Mestre e Bacharel em Contabilidade. Bacharel em Atuária.





Nilce Costa de Oliveira Nascentes

É formada em Ciência Contábeis e Psicologia. Auditora Fiscal da Receita Estadual desde 1986 onde exerceu diversas atividades na Inspetoria Regional de Fiscalização na 9ª DRR- Maringá e 1ª DRR- Curitiba. Chefe de Grupo de Fiscalização da 1ª DRR nos anos de 2003 e 2004. Diretora da ESAT- Escola de Administração Tributária (atualmente EFAZ) por quase 5 anos, Diretora Administrativa do Sindafep- Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná gestão 2014-2019 e atualmente Representante da Comissão de Comunicação do GT-66 (Grupo Nacional de Educação Fiscal Nacional) e Representante do GEFE/PR – Grupo de Educação Fiscal do Paraná.





CRISTIANE MARI TOMIAZZI

Pós-graduação em Direito Agro Financeiro - Unicesumar - Maringá/PR - Conclusão 2005. Pós-graduação em Gestão de Empresas pelo Instituto Paranaense de Ensino / Faculdades Maringá - Maringá/PR. - Conclusão 2003. Pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil pelo Instituto Paranaense de Ensino - Maringá/PR - Conclusão 2001. Curso de atualização em Direito - Inejur - Instituto de Estudos Jurídicos Avançados - Maringá/PR - Conclusão 1999. Escola Superior da Magistratura em Maringá/PR. - Conclusão 1998. Graduação em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR) - Paranavaí/PR - Conclusão 1991. Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências e Letras e Paranavaí (FAFIPA) - Paranavaí/PR. Advogada Consultora na área empresarial com foco especial em cooperativas. Vice-Presidente da PLURICOOP Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento - Cooperativa fundada por profissionais com reconhecido conhecimento na área do cooperativismo, com a finalidade de prestar serviços de consultoria, gestão e treinamento para Cooperativas e Empresas. Gerente Jurídica e Análise de Riscos (Auditoria Interna) na Cocamar Cooperativa Agroindustrial - Maringá/PR. Presidente Gestão 2020/2022 – SER/Observatório Social de Maringá





Marcia Clotilde Facci Capelette

Graduada em Letras e Especialista em História e Sociedade pela UEM. Especialista em Gestão Pública pelo INSEP. Mestre em Políticas Públicas pela UEM. Servidora Técnica de nível superior na UEM, atualmente aposentada. Coordenou e participou de diversos Projetos de Extensão da UEM, dentre os quais “Música e Poesia para falar de cidadania, ciência e meio ambiente no âmbito Nacional e Internacional”, no qual permanece





Everson Breda Carlin

Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA/MSc em Administração estratégica avançada;
Sócio fundador do Grupo ZHC (organização especializada em Avaliação de Empresas e em projetos de Fusões e Aquisições; Especialista em Avaliação de empresas (Valuation), Avaliação de riscos (Due Diligence) com vasta experiência nacional e internacional em avaliação e negociação de empresas; Especialista em Projetos de Reorganização Societária, Reorganização Tributária e de Governança Corporativa/Compliance; Auditor independente, Perito e Membro de Conselhos; Palestrante em eventos corporativos e Professor universitário de cursos de MBA`s. (com passagem pelas mais renomadas universidades: FAE, PUC, Positivo e Esic); Presidente do CRCPR; Autor de livros de Finanças e de Contabilidade : Fusões & Aquisições; Agregando Valor nas Organizações; Planejamento e Gestão Tributária; e Co- Autor de diversos Livros.





GILBERTO LUIZ DO AMARAL

Advogado tributarista, auditor, consultor de empresas, professor de pós-graduação em direito, governança e planejamento tributário. Presidente do Conselho Superior e Coordenador de Estudos Setoriais do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.





WELINGTON LUIZ PAULO

Representante da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR





Luiz Carlos de Souza

Professor nos cursos de pós-graduação, nas áreas de contabilidade, finanças, perícia contábil, auditoria, planejamento tributário, estudo de viabilidade financeira, análise das demonstrações contábeis, contabilidade e direito tributário, em diversas Instituições, principalmente, nos Estados do Paraná eSanta Catarina; Membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, ocupando a cadeira nº.38, desde 2003Professor da UFPR desde 1989, cursos de graduação e pós-graduação,
estando lotado junto ao Departamento de Contabilidade.





Luisa Cristina Tischer Nastari

Atualmente é Superintendente da área de Governança e Sustentabilidade da Copel. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, MBA em Liderança e Gestão, especialização em Gestão Ambiental na Industria e Sustentabilidade Empresarial: Estratégias ESG nas Operações (em andamento). Atua há 22 anos em áreas relacionadas a sustentabilidade, coordenando processos de avaliação em sustentabilidade tais como ISE B3, CSA (Dow Jones) e elaboração de Relato Integrado. Também coordenou diversos processos de licenciamento e de gestão socioambiental de empreendimentos de geração e transmissão de energia.





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