Participe de um dos principais encontros voltados à gestão pública e à contabilidade aplicada ao setor público. O Fórum reunirá especialistas para debater tendências, desafios e inovações que impactam a contabilidade, as finanças e a controladoria governamental, com foco em eficiência, transparência, tecnologia e transformação digital.
Modalidade:
Presencial
DATA / HORA
De 12/11/2026 a 13/11/2026
Horário: ver programa abaixo
Carga Horária: 13:00 horas
LOCAL
Anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR - Campus Pato Branco
PATO BRANCO / PR
CONTEÚDO
1. Ranking Siconfi: Oportunidades e desafios para 2026
2. Da Conformidade ao Desempenho: a evolução e os desafios da análise financeira na Prestação de Contas Anual dos Prefeitos através do ProGov
3. A Nova Visão do Patrimônio Público: Da Conservação à Geração de Valor
4. O Contador Será Substituído pela IA? Desafios e Oportunidades do Uso da Inteligência Artificial no Setor Público
5. Retenções Tributárias da IN RFB 1234/2012: Principais Pontos de Atenção
6. Os Municípios e a Reforma Tributária do Consumo
PROGRAMA
DIA 1 - 12/11/2026:
09:00 - Abertura do Evento e Entrega da Comenda Duílio Luiz Bento
10:00 - 10:30 Coffee-Break e Feira de Negócios
10:30 - 12:00 Ranking Siconfi: Oportunidades e desafios para 2026
12:00 - 14:00 Almoço Livre
14:00 - 15:30 Da Conformidade ao Desempenho: a evolução e os desafios da análise financeira na Prestação de Contas Anual dos Prefeitos através do ProGov
15:30 - 16:00 Coffee-Break e Feira de Negócios
16:00 - 17:30 A Nova Visão do Patrimônio Público: Da Conservação à Geração de Valor
DIA 2 - 13/11/2026:
09:00 - 10:00 Prêmios CRCPR de Produção Científica em Contabilidade Pública e de Inovações Técnicas no Setor Público e Menções Honrosas Ranking SICONFI (*)
10:00 - 10:30 Coffee-Break e Feira de Negócios
10:30 - 12:00 O Contador Será Substituído pela IA? Desafios e Oportunidades do Uso da Inteligência Artificial no Setor Público
12:00 - 14:00 Almoço Livre
14:00 - 15:30 Retenções Tributárias da IN RFB 1234/2012: Principais Pontos de Atenção
15:30 - 16:00 Coffee-Break e Feira de Negócios
16:00 - 17:30 Os Municípios e a Reforma Tributária do Consumo
INSTRUTORES
Décio Vicente Galdino Cardin
Contador;
MBA em Administração Pública;
Membro da comissão eleitoral do CFC desde 2014;
Autor e coautor de diversos livros no assunto;
Painelista e Palestrante.
![]()
Angela Serra
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Paranaense (2005). Especialista em Gerenciamento em Administração Pública Municipal pela Faculdade Internacional
de Curitiba (2006). Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela UniCesumar (2024). Atualmente é pós-graduanda em Governo Digital, Inteligência Artificial e Inovação no Setor Público (2026). Atuou como professora universitária na Universidade Paranaense por 14 anos. Atua como contadora da Prefeitura Municipal de Tapejara desde 2008 e como diretora financeira do Instituto de Previdência de Tapejara desde 2009, possuindo experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em contabilidade pública, gestão previdenciária e administração municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, administração pública, previdência social e inovação tecnológica aplicada ao setor público.
![]()
Eduardo Schnorr
Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos, especialista em Gestão Pública com MBA pela FAE Centro Universitário e Graduado em Ciências Contábeis pela UNIVATES Centro Universitário. Atuou como contador e consultor contábil no poder executivo e legislativo municipal na área de orçamento e contabilidade pública. Professor universitário e instrutor junto a Escola de Governo do Rio Grande do Sul e Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente é Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado Paraná.
![]()
Ricardo Borges de Rezende
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) (2013) e Mestre em Fazenda Pública e Administração Financeira pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED/Espanha) (2025). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Especialista em Auditoria e Gestão Governamental (PUC-GO/IPECON, 2004) e em Análise e Auditoria Contábil (PUC-GO/CRC-GO, 2005).
É professor em cursos de pós-graduação da FIPECAFI e de outras instituições de ensino superior, além de instrutor da Escola de Governo do Estado de Goiás. Atua como Gestor de Finanças e Controle do Governo do Estado de Goiás, exercendo as funções de Superintendente Contábil da Secretaria da Economia e de Contador-Geral do Estado de Goiás.
É titular, pelo COMSEFAZ, no CTCONF para o período de 2026 a 2029; coordenador da Comissão Permanente de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) do CRC-GO; membro da Comissão Permanente de CASP do CFC; e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Governos Locais (GEPGL).
Possui ampla experiência em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Auditoria Governamental, Finanças Públicas, Lei de Responsabilidade Fiscal, Gestão Financeira, Gestão de Custos, Controladoria, Perícia Contábil, Planejamento Tributário, Custos Aplicados ao Setor Público e Análise das Demonstrações Contábeis.
Foi premiado no VI Prêmio SOF de Monografias com o melhor trabalho na temática “Qualidade do Gasto Público”. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de evidenciação de relatórios financeiros, relatórios de responsabilidade social e prestação de contas a conselhos de saúde.
Sob sua liderança técnica, o Estado de Goiás conquistou o 1º lugar na categoria Maior Desempenho entre Estados nas edições de 2023, 2024 e 2025 do Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no SICONFI, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
![]()
Samantha Belin
Graduada em Ciências Biológicas (UEPG), Ciências Contábeis e Gestão Pública (UNICENTRO), com especializações em Educação Especial e Inclusiva, Gestão Integrada, Trânsito e Mobilidade Urbana e Contabilidade Pública (FIPECAFI). Atualmente cursa Mestrado Profissional em Ciências Contábeis pela Fucape Business School.
Possui mais de 10 anos de experiência na docência e atuação nas áreas contábil, financeira e de gestão pública. Atuou como Auxiliar de Contabilidade na iniciativa privada, foi Chefe Regional do DETRAN-PR e, desde 2019, exerce o cargo de Contadora na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná.
Conta com ampla capacitação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, orçamento, finanças e gestão governamental. Foi destaque acadêmico na graduação em Ciências Contábeis, recebendo Menção Honrosa por Mérito Acadêmico em 2014, além de atuar em atividades voluntárias na área de gestão financeira comunitária.
Tiago de Moura
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá - BH (bolsista PROUNI), especializações em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal e em Administração Pública (ambas pela Universidade Cândido Mendes) e mestrado em Administração Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É graduando em Administração de Empresas pela UniCV e doutorando em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCONT) da UnB, em Brasília. Atualmente, está cedido à Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da Diretoria de Administração, Finanças e Contabilidade da Secretaria-Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego, além de lecionar cursos para servidores públicos de diversos órgãos e esferas, especialmente em sistemas contábeis (SIAFI, Tesouro Gerencial), orçamentários (SIOP) e retenções tributárias. Atuou anteriormente como contador na Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento (CGPO) do Ministério da Educação e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde foi diretor de Orçamento, Finanças e Contabilidade na DIROF/Reitoria (nov/2020 a jan/2024) e contador-geral (jun/2022 a jan/2024). Possui experiência em Contabilidade Societária, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento Público e Perícia Contábil. É registrado no CRC (CRC MG 119138/O-1 T-PR) e no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC (CNPC 7361). É membro do Instituto dos Contadores do Brasil, atuando como coordenador nacional do Comitê de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, e membro da Comissão do Contador Público do CRC-PR (mandatos 2024/2025 e 2026/2027). Foi membro da Coordenação Nacional do Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais Brasileiras (FONDCF) nos mandatos 2021–2023 e 2023–2024.
CONTATO
profissional@crcpr.org.br
FORMA DE INVESTIMENTO
01 brinquedo NOVO
QUEM PODE SE INSCREVER
Profissionais Registrados no CRCPR (Inscrições até 12/11/2026)
Estudantes de Ciências Contábeis (Inscrições até 12/11/2026)
Outros (Inscrições até 12/11/2026)
Profissionais Registrados nos CRCs de Outros Estados (Inscrições até 12/11/2026)
OUTRAS INFORMAÇÕES
Pontuação EPC: em homologação.
O certificado e a pontuação são condicionados à inscrição prévia ao evento e à assinatura na lista de presença.
REALIZAÇÃO
