portal de eventos

As tecnologias educacionais ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem. Neste episódio, serão apresentadas ferramentas e recursos digitais que podem apoiar a prática docente, aumentar a interação dos estudantes e tornar o ensino da Contabilidade mais dinâmico e conectado à realidade profissional.
Modalidade: Online

DATA / HORA

24/09/2026 às 09:00h.
Carga Horária: 01:00 horas

LOCAL

TV CRCPR no Youtube
CURITIBA / PR

OBJETIVO

A Escola Técnica CRC Docentes tem por objetivo fortalecer as competências pedagógicas de docentes, coordenadores e formadores da área contábil, promovendo a disseminação de práticas educacionais inovadoras e alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao ensino por competências e às demandas contemporâneas da profissão e da sociedade.

CONTEÚDO

1. Tecnologias educacionais.
2. Ferramentas digitais para ensino e avaliação.
3. Ambientes virtuais de aprendizagem.
4. Aplicações no ensino de Contabilidade.

PÚBLICO ALVO

Docentes e coordenadores de cursos de Ciências Contábeis envolvidos em processos de revisão de Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e colegiados, bem como pós-graduandos que atuam como formadores ou monitores no ensino superior.

INSTRUTORES

Alison Martins Meurer

Professor Adjunto do Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Avaliador de periódicos de Administração e Contabilidade e de congressos nacionais e internacionais de Contabilidade. Possui interesses de pesquisa nas áreas de Tecnologia e Ensino e Pesquisa em Contabilidade. Integrante da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - CRC PR. Coordenador adjunto da área de Educação do USP International Conference on Accounting e da área de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade do VII International Conference in Management and Accounting (ICMA).





Ricardo Adriano Antonelli

Doutor em Contabilidade (UFPR – 2018), Mestre em Contabilidade (UFPR – 2011), Bacharel em Ciências Contábeis (UTFPR – 2009), Especialista em Desenvolvimento para Ambiente de Internet com foco em Orientação a Objetos, Java e Banco de Dados (UTFPR – 2005) e Bacharel em Informática (UEPG – 2004). Atua como Perito Contador desde 2010, com experiência em diversas comarcas do Paraná e de outros estados, e como Professor do curso de Ciências Contábeis da UTFPR – Câmpus Pato Branco desde 2012. Possui experiência em consultoria empresarial nas áreas de Contabilidade e Tecnologia da Informação, sistemas de informação contábil, análise financeira, implantação de sistemas e avaliação de empresas (valuation). Conta com mais de 10 anos de atuação como perito judicial, mais de 2.400 nomeações, mais de 1.600 perícias realizadas (e em andamento) e 100% dos prazos cumpridos, incluindo atuação em perícias gratuitas. Está cadastrado como perito em diversos tribunais, como TJPR, TJRS, TJSC, TJSP, além de tribunais estaduais e federais em todo o país.





CONTATO

profissional@crcpr.org.br

FORMA DE INVESTIMENTO

Gratuito

QUEM PODE SE INSCREVER

Profissionais Registrados no CRCPR (Inscrições até 24/09/2026)

Estudantes de Ciências Contábeis (Inscrições até 24/09/2026)

Outros (Inscrições até 24/09/2026)

Profissionais Registrados nos CRCs de Outros Estados (Inscrições até 24/09/2026)

OUTRAS INFORMAÇÕES

Pontuação EPC: em processo de homologação.

O certificado é condicionado à inscrição prévia ao evento e à confirmação de presença através de link que será disponibilizado no chat durante o evento ao vivo.

REALIZAÇÃO