A Escola Técnica Reforma Tributária foi criada para preparar profissionais que desejam sair na frente e dominar, com segurança, as maiores mudanças do sistema tributário brasileiro.
Nesta aula inaugural, você terá uma visão clara e estratégica da Emenda Constitucional nº 132/2023, entendendo o fim dos tributos atuais, a estrutura do IVA Dual (CBS e IBS), o cronograma de transição de 2026 a 2033 e o papel do Comitê Gestor do IBS, construindo a base essencial para acompanhar e aplicar a Reforma Tributária na prática.
Modalidade:
Online
DATA / HORA
03/02/2026 às 09:00h.
Carga Horária: 01:00 horas
PONTUAÇÃO (EPC)
1 ponto
LOCAL
TV CRCPR no Youtube
CURITIBA / PR
OBJETIVO
Capacitar os participantes para compreender de maneira técnica, crítica e aplicada a Reforma Tributária, analisando seus impactos legais, operacionais e estratégicos, a fim de promover segurança na tomada de decisões e adequação às novas exigências do sistema tributário brasileiro.
CONTEÚDO
1. Introdução à Emenda Constitucional 132/2023.
2. O fim do PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS.
3. A estrutura do IVA Dual: CBS (Federal) vs. IBS (Estadual e Municipal).
4. Cronograma detalhado: do período de teste (2026) até a extinção total dos tributos antigos (2033).
5. O papel do Comitê Gestor do IBS.
PÚBLICO ALVO
Profissionais da área contábil, fiscal e tributária;
Contadores, técnicos em contabilidade e auxiliares fiscais;
Consultores e analistas tributários;
Gestores financeiros e administrativos;
Estudantes de Ciências Contábeis e áreas correlatas;
Profissionais que desejam se atualizar e se preparar para as mudanças decorrentes da Reforma Tributária.
INSTRUTOR
![]()
Adriano Pereira Subirá
Foi assessor tributário da Câmara dos Deputados durante a reforma tributária, ex auditor-fiscal com 33 anos de Receita Federal, com larga experiência na elaboração de políticas fiscais, coordenando discussões e contribuindo diretamente para a redação da reforma tributária.
CONTATO
profissional@crcpr.org.br
FORMA DE INVESTIMENTO
Gratuito
QUEM PODE SE INSCREVER
Profissionais Registrados no CRCPR (Inscrições até 03/02/2026)
Estudantes de Ciências Contábeis (Inscrições até 03/02/2026)
Outros (Inscrições até 03/02/2026)
Profissionais Registrados nos CRCs de Outros Estados (Inscrições até 03/02/2026)
OUTRAS INFORMAÇÕES
Pontuação EPC: em processo de homologação.
O certificado é condicionado à inscrição prévia ao evento e à confirmação de presença através de link que será disponibilizado no chat durante o evento ao vivo.
REALIZAÇÃO
