Participe do evento que vai transformar sua visão sobre os impostos municipais!
O Reforma Tributária e Inovação para os Impostos Municipais é uma iniciativa do CRCPR em parceria com a Prefeitura de Curitiba e reúne temas fundamentais para o futuro da tributação na capital. Com palestras práticas e atuais, o evento é totalmente gratuito, presencial e imperdível para profissionais da contabilidade e contribuintes que desejam se manter atualizados e preparados para as mudanças que vêm por aí!
Modalidade:
Presencial
DATA / HORA
12/08/2025 às 09:00h.
Carga Horária: 03:00 horas
PONTUAÇÃO (EPC)
3 pontos
LOCAL
Auditório do CRCPR - Conselho Regional de Contabilidade do Paraná
CURITIBA / PR
CONTEÚDO
1. Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC)
2. Novos sistemas da SMF: CDC e Autorização Digital
3. ITBI – Nova Declaração de Transmissão
4. Alterações no Código Tributário Municipal (LC 146/2025)
5. Aspectos Gerais do IBS – LC 214/2025 e PLP 108
PROGRAMA
09h00 – 09h05: Abertura oficial
09h05 – 09h35: Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) – Eduardo Moraes Makowski (30 min)
09h35 – 10h05: Novos sistemas da SMF: CDC e Autorização Digital – Viviane da Silva Galdino (30 min)
10h05 – 10h35: ITBI – Nova Declaração de Transmissão – Sérgio Luiz Primo (30 min)
10h35 – 10h45: Coffee break (10 min)
10h45 – 11h15: Alterações no Código Tributário Municipal (LC 146/2025) – Manuel Gustavo Salmazo Fanego (30 min)
11h15 – 12h01: Aspectos Gerais do IBS – LC 214/2025 e PLP 108 – Adriano de Andrade Manzeppe (46 min)
12h01 – 12h05: Encerramento oficial
PÚBLICO ALVO
Profissionais de área contábil e contribuintes.
INSTRUTORES
Adriano de Andrade Manzeppe
Graduado em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran (Dourados-MS), com pós-graduação em Direito Tributário pela Uniderp (Dourados-MS) e em Direito Público: Administrativo, Constitucional e Tributário pela Estácio. Auditor Fiscal de Tributos com atuação nos departamentos de IPTU e ITBI, e com experiência de seis anos como diretor do departamento responsável pelo ISS. Já presidiu a primeira instância administrativa do Município (JJT) e atualmente é conselheiro representante do Fisco Municipal na 2ª Câmara de Julgamento do Conselho Municipal de Contribuintes. Representa Curitiba na Câmara Técnica Permanente (CTP) da ABRASF – Associação das Secretarias de Finanças das Capitais – integrando também o GT 07 (ISS – Temas Polêmicos) e outros grupos de trabalho da entidade. Participou do PAT-RTC (Programa de Assessoramento Técnico da Reforma da Tributação sobre o Consumo), no GT 11 (Fiscalização do IBS), e atualmente atua em sete grupos de trabalho vinculados ao ACT (Acordo de Cooperação Técnica firmado por Comsefaz, FNP e CNM), voltados à elaboração das normas regulamentares da Reforma Tributária, com foco em temas como bens imóveis, fiscalização, operacionalização do IBS e organização institucional do Comitê Gestor do IBS.
Eduardo Moraes Makowski
Formação Acadêmica:
- Graduação em Administração de Empresas. UNIRITTER – Centro Universitário Ritter dos Reis.
- Pós-Graduação em Direito Tributário das Empresas – USAB;
- Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal – UNINTER
Atividade Profissional:
- Chefe de Divisão de Fiscalização do Departamento de Rendas Mobiliárias da Prefeitura Municipal de Curitiba
- Representante da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais
(Abrasf) no Escritório Regional do Simples Nacional
- Instrutor de Curso do Simples Nacional - ESAF – Escola de Administração Fazendária
- Auditor Fiscal de Tributos Municipais - Prefeitura Municipal de Curitiba;
- Administrador – Grupo Hospitalar Conceição.
Manuel Gustavo Salmazo Fanego
Auditor Fiscal e Diretor do Departamento de Rendas Mobiliárias da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, atua como membro representante da Fazenda na 1ª Câmara de Julgamento e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Contribuintes (CMC). Integra a Comissão de Recursos Tributários (CRT) e a Comissão de Consultas Tributárias. Participou da Comissão de Consolidação, Atualização e Regulamentação da Legislação Tributária Municipal, da Junta de Julgamento Tributário como julgador titular e do Comitê de Assessoramento ao Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma Tributária sobre o Consumo (PAT-RTC) do Ministério da Fazenda, representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) no GT 12 – Contencioso Administrativo Tributário do IBS e da CBS.
Sérgio Luiz Primo
Servidor Municipal há 31 anos;
Tecnólogo em Gestão Tributária;
Pós Graduado em Gestão de Cidades;
Diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias (IPTU e ITBI) desde 2017.
Viviane da Silva Galdino
Graduação em Administração de empresas pela Unicuritiba.
Pós-graduação em Gestão empresarial.
Pós-graduação em Gestão Pública.
Atuou durante 11 anos em empresas privadas na área financeira.
Desde 2012 atua na Prefeitura de Curitiba como Auditora Fiscal de Tributos Municipais.
Atualmente exercendo a Diretoria de Controle Financeiro.
CONTATO
profissional@crcpr.org.br
FORMA DE INVESTIMENTO
Gratuito
QUEM PODE SE INSCREVER
Profissionais Registrados no CRCPR (Inscrições até 12/08/2025)
Estudantes de Ciências Contábeis (Inscrições até 12/08/2025)
Outros (Inscrições até 12/08/2025)
Profissionais Registrados nos CRCs de Outros Estados (Inscrições até 12/08/2025)
OUTRAS INFORMAÇÕES
Acesso pela Rua Pres. Rodrigo Otávio.
Capacitadora: PR-00001
Evento: PR-00105
Pontuação EPC: 3 pontos para todas as funções.
O certificado e a pontuação são condicionados à inscrição prévia ao evento e à assinatura na lista de presença.
REALIZAÇÃO

